quinta-feira , dezembro 3 2020
Novidades
Home / Certificado Para advogado / Quem precisa de certificado digital?

Quem precisa de certificado digital?

 

Quando os usuários acessam seu website, eles têm uma maneira de saber se seu site é seguro para se conectar ou não, ele vem na forma do que é chamado de certificado digital. Saiba quem precisa de certificado digital.

Entenda o que é um certificado digital, seus principais componentes, o papel que desempenha na segurança da web e outros conceitos associados a ele, como por exemplo as atividades que são seguradas pelo certificado.

Além disso, os certificados digitais possuem diferentes tipos, com isso você pode escolher o mais adequado a suas necessidades, entenda melhor o que é e quem precisa de certificado digital.

Quem precisa de certificado digital?

O que é e quem precisa de certificado digital

Um certificado digital age principalmente como um cartão de identificação, algo como uma carteira de motorista, um passaporte, uma identidade da empresa ou uma identidade escolar. Basicamente diz a outras pessoas quem você é.

Assim, por exemplo, quando um usuário acessa seu site à procura de seudominio.com, o certificado digital do seu site (também conhecido como certificado de segurança) ajudará esse usuário a confirmar que ele está no lugar certo.

Além disso, um certificado também contém uma cópia da chave pública do seu site, que é usada na criptografia de dados transmitidos entre o site e o cliente da web do usuário (na maioria dos casos, um navegador da internet).

Dessa forma, quem precisa de certificado digital são pessoas, físicas ou jurídicas, que precisam realizar atividades na internet de maneira segura e com autenticação.

  • Além disso, existem empresas que emitem nota fiscal eletrônica, portanto se você precisa emitir alguma comprovação é necessário ter um certificado digital.

Nem todos os sites oferecem certificados digitais

No passado, o uso de certificados digitais era limitado principalmente a sites com os quais os usuários precisavam se envolver em transações seguras ou compartilhar informações confidenciais.

Por exemplo, você normalmente encontrou certificados em sites de bancos online, servidores de transferência de arquivos seguros, grandes sites de comércio eletrônico.

  • São essas pessoas que quem precisam de certificado digital.

– Como os usuários estão se tornando mais conscientes sobre a segurança na Web, cada vez mais sites estão empregando certificados digitais para ganhar a confiança dos usuários.

  • Você não verá realmente todo o certificado digital quando se conectar a um site. No entanto, você saberá facilmente. Os sites protegidos por geralmente exibem um ícone de cadeado seguido por “https” na parte mais à esquerda do URL desse site quando visualizado na barra de URL do seu navegador.

A maioria dos certificados digitais atualmente em uso segue o que é conhecido como padrão X.509.

Alguns exemplos de usos do certificado digital

Como exemplo, alguns usos práticos dos certificados digitais:

– Consulta de graus universitários oficiais (do Ministério da Educação e Formação Profissional).

– Obtenha informações online sobre a vida profissional, tempo restante para sua aposentadoria, etc. através da sede eletrônica da Previdência Social.

– Obtenha a certidão de nascimento através do Ministério da Justiça (é emitido no momento e é gratuito).

– Saiba o seu saldo de pontos da carta de condução, de acordo com o Departamento de Trânsito.

– Obtenha sua certidão de casamento de uma só vez.

Que tipo de certificados digitais existem?

  • Certificado Digital para Pessoa Física

É um tipo de Certificado Digital emitido e que não tem nenhum tipo de custo para todos os cidadãos.

Graças a este certificado digital, uma pessoa pode ser identificada, comprovando sua identidade.

  • Certificação Digital para Administrador de uma Pessoa Jurídica

A obtenção deste tipo de Certificado Digital permite credenciar a representação da pessoa jurídica (uma sociedade limitada, por exemplo).

Dessa forma, sabendo agora quem precisa de certificado digital veja se você pode criar seu certificado digital e usá-lo da melhor forma para maior agilidade do processo de emissão de notas fiscais e segurança na internet.

Sobre Lousano

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *