quinta-feira , dezembro 3 2020
Novidades
Home / Certificado Digital / Como funciona a validade do Certificado Digital?

Como funciona a validade do Certificado Digital?

Com a imersão total que temos no mundo digital, é essencial ter um certificado digital. Para isso é importante entender melhor como funciona, o que é a sobre a validade do certificado digital.

Um certificado digital é a única maneira, com total validade legal, para garantir a identidade de um usuário no mundo da web.

É quase uma condição obrigatória para as Administrações Públicas, poder oferecer um certificado digital representativo e garantindo a segurança digital dos usuários de internet.

O que é e como funciona a validade do certificado digital

Em março de 2018 entrou em vigor a lei pela qual qualquer procedimento administrativo deve ser gerenciado, de modo que os certificados digitais tenham se tornado essenciais em nossas vidas diárias.

Um certificado digital consiste em duas chaves, uma pública e outra privada. Essas chaves são algoritmos matemáticos, ligados uns aos outros, portanto, para ter acesso a um documento criptografado com uma chave privada, é essencial conhecer a chave pública.

Uma vez que a identidade do usuário tenha sido verificada, as autoridades de certificação são responsáveis ​​pela emissão de certificados digitais e pelas chaves para seu uso.

Existem vários tipos de certificados digitais que possuem diferentes tipos de validade do certificado digital, embora os mais difundidos por uso sejam: o certificado digital da pessoa física e o certificado digital da empresa.

Existem também diferentes autoridades de certificação que podem emitir um certificado digital, procure a que irá suprir melhor suas necessidades.

  • Se a qualquer momento a chave privada for perdida ou roubada, o certificado digital deve ser revogado para gerar um novo certificado para garantir a segurança digital.

A chave pública do certificado digital será armazenada em uma rede de acesso público junto com os dados do usuário, como nome e sobrenome.

Conheça os certificados digitais – validade do certificado digital

As assinaturas digitais através de certificados na nuvem armazenam todos os dados sem precisar de papéis, e é possível ter uma assinatura digital com certificados eletrônicos, se você é uma empresa, freelancer, tem site e cumpro com os requisitos legislativos.

O formato dos certificados digitais é definido pelo padrão internacional X.509, que garante a interoperabilidade de seu uso entre diferentes plataformas e administrações.

Outro uso difundido de certificados digitais, além da assinatura eletrônica, é a possibilidade de enviar mensagens criptografadas.

  • Usando a chave pública de um certificado digital, é possível criptografar essa mensagem e enviá-la ao proprietário do certificado, que será a única pessoa que poderá descriptografar o conteúdo com sua chave privada.

A assinatura eletrônica com certificados digitais é uma clara vantagem competitiva se você for freelancer, já que economizará muito tempo podendo realizar qualquer procedimento de forma online.

Além disso, a validade do certificado digital é de aproximadamente 1 ou 3 anos, então sempre fique atendo quando você deve renovar o seu.

Utilidades

Com um certificado digital você pode fazer consultas e fazer acordos através de gerenciamento e procedimentos pela internet, sem sair de casa, seja autenticando ao acessar serviços, como o login nesses utilitários necessários.

Você também pode realizar diferentes operações privadas por meio de páginas da web de instituições públicas, como a Agência Tributária, a Previdência Social ou os Registros Mercantis.

  • É possível modificar seus dados para utilizar como uma assinatura digital.

Alguns exemplos do uso do certificado: apresentação e liquidação de impostos; submissão de apelações e reclamações; preenchendo os dados do recenseamento da população e habitação; consulta de multas de circulação etc.

Portanto, sabendo qual a utilidade do certificado digital também é preciso sempre verificar sobre a validade do certificado digital para não ocorrer erro na segurança dos seus dados e ele não expirar.

 

Sobre Lousano

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *